quinta-feira, 23 de maio de 2013

BANDA MARCIAL DRUM CORPS PIRRÓ (Projeto Educacional Drum Corps) 2013


BANDA MARCIAL DRUM CORPS PIRRÓ - 2013

(Projeto com Perfil Educacional)

E.E.PROFESSORA FLÁVIA VIZIBELI PIRRÓ






Direção................................RENATA BETARELI

Vice-Direção.................................RITA ENÓE

Coordenação Pedagógica......................ALEXANDRA AGNONE
                                                               VILMA CRUZ

Professor/Educador.........................................IGO SANUZA





  Essa webpage é uma ferramenta de divulgação das atividades da Banda Marcial Drum Corps da E.E. Prof.ª Flávia Vizibeli Pirró. 


  Sejam Bem vindos...



  Esse Projeto Educacional nasceu com o objetivo de servir  e representar a  escola em eventos internos e externos.

  Voltado aos alunos do ensino fundamental, nesse projeto os alunos  participantes recebem aulas práticas e teóricas voltadas ao estudo de percussão  marcial, onde aprendem  escrita, leitura e solfejo musical, além de estudos  técnicos dos instrumentos e noções gerais de música. Os integrantes são separados por turmas, de acordo com o desenvolvimento de cada um. As turmas se diferem em G.A. (Grupo de Acesso) e G.O. (Grupo Oficial)

O G.A. é formado por alunos iniciantes ou por aqueles que ainda apresentam dificuldades no aprendizado e baixa produtividade, tanto em aspectos teóricos e práticos quanto em questões disciplinares. Esse grupo recebe aulas específicas de acordo com suas necessidades e limitações. Uma vez que o integrante alcança resultado satisfatório em tais aspectos, o mesmo é considerado apto a integrar o Grupo Oficial (G.O.)

O G.O. é o grupo mais avançado, representante oficial da banda marcial Drum Corps Pirró. Esse é o grupo mais preparado tantos em questões teóricas e práticas (técnicas), como disciplinarmente. As aulas desse grupo tende a ser mais rígida do que as aulas do Grupo de Acesso (G.A.) 

Desta maneira, damos a cada um a atenção devida, respeitando as limitações de cada aluno e explorando ao máximo suas qualidades, de acordo com o aproveitamento dessas crianças. 


  Os integrantes são divididos e organizados em Alas, de acordo  com o instrumento selecionado:



  Ala de Bumbos....Ala de Caixas....Ala de Surdos....Ala de Pratos


  
  Os integrantes mais bem preparados recebem os postos de Top Líder, líderes e vice- lideres de suas alas.


  O Top Líder é o integrante com maior aproveitamento técnico. Esse integrante tem por responsabilidade a fiscalização e orientação dos líderes das ala.

  Cada ala possui um líder e um vice-lider, que são selecionados de acordo com  seus desempenhos nas aulas práticas e teóricas, além de serem avaliados  disciplinarmente, ou seja, o líder é aquele que possui um aproveitamento  superior aos demais integrantes e tem por função auxiliar os colegas de ala. O líder é responsável por orientar e fiscalizar os integrantes de sua ala.


  A função do vice-lider é auxiliar o líder da sua ala, além de substitui-lo  quando por algum motivo justificado, o mesmo necessite se ausentar.


  Todos os líderes e vice-lideres são devidamente identificados por braçadeiras, assim como o Top Líder. Esses integrantes possuem privilégios e responsabilidades perante o restante do  grupo. 
  

  

 O Grupo Oficial também é conta com 3 categorias de auxiliares  representantes:




  1º Assistente...                2º Assistente...                 3º Assistente...




  O 1º Assistente é o representante oficial da Banda Marcial. Tem por função  registrar todo o desenvolvimento da banda, mantendo em seu poder a ATA DA  BANDA MARCIAL, onde ficam registrados todas as observações e detalhes  importantes da corporação. Recebe instruções específicas para auxiliar os  demais colegas, tal como instruções administrativas. Por muitas vezes é o veículos de informações internas. Além  disso, tem o privilégio de acompanhar todo o processo preparatório da banda  marcial, além de representar a equipe em todo o ambiente escolar. 



  O 2º Assistente é o auxiliar oficial do 1º Assistente. Assume as funções do 1º    assistente quando necessário, além de ajudar o mesmo quando solicitado.



  O 3º Assistente é o auxiliar oficial do 1º e do 2º Assistente. Assume as  funções do 2º assistente quando necessário ou quando solicitado por um dos  assistentes superiores. Possui outras funções administrativas que complementam o trabalho dos assistentes superiores.




TODOS os líderes, vice-líderes e  Assistentes são selecionados de acordo com seus aproveitamentos durante as aulas práticas e/ou teóricas. São analisados e escolhidos de acordo com a disciplina, determinação, sensibilidade, comprometimento, participação em aula, empenho e demais qualidades. Uma vez selecionados, são livres para aceitar ou recusar o posto.  








REGRAS INTERNAS:


Regra 1 – Nunca interromper as aulas.


"É inadmissível qualquer interrupção de aula, seja por conversas, barulho, brincadeiras ou qualquer outro tipo de interrupção. No momento em que a aula se inicia, todos deverão estar em silêncio atentos na explicação, visto que nosso tempo é limitado. 
Além do mais, não é justo que toda a turma seja prejudicada pela indisciplina de alguns. Portanto, ao interromper a aula o aluno recebe a advertência R1" (regra 1).



Regra 2 – Não tocar o instrumento sem permissão.

" Seguindo os mesmos princípios da R1, o aluno recebe a advertência R2  se porventura tocar o instrumento sem autorização. Essa regra visa manter a harmonia da aula, além de estimular o aluno ao autocontrole, controlando a ansiedade e respeitando os demais. Desde cedo o cidadão deve aprender que existe o momento certo para tudo, e quando não respeitamos o tempo natural das coisas, isso pode nos trazer consequências ruins."




Regra 3 – Manter silêncio nos corredores do colégio

"Seguindo os princípios fundamentais, a regra 3 visa educar os alunos para que aprendam a fazer silêncio quando estão nos corredores se deslocando para as aulas, tudo com o objetivo de respeitar os demais colegas que estão em aula ou profissionais que estão trabalhando. Desde cedo eles devem entender que tem a OBRIGAÇÃO de respeitar o próximo, da mesma forma que tem o direito de serem respeitados." 






Regra 4 – Zelar pela segurança dos demais participantes prevenindo acidentes.

"Essa regra visa zelar pela segurança dos participantes evitando acidentes causados por baquetas e macetas deixadas ao chão, visto que qualquer aluno pode pisar e escorregar; segurar pratos lateralmente em posição horizontal, visto que poderia ferir colegas ao redor... ou qualquer atitude que coloque em risco os demais colegas.  Essa regra visa trabalhar a sensibilidade do aluno para esse fator importante. Agindo com prudência podemos prevenir acidentes."





Regra 5 – Não abandonar, deixar cair, arranhar ou bater no instrumento de forma que o danifique.

" Visando melhorar o autocontrole e a precaução, essa regra faz com que o aluno aprenda a ser cuidadoso com aquilo que não lhe pertence, da mesma forma que deve ser com os próprios pertences. Além do mais, a escola adquiriu instrumentos para o bem coletivo, ou seja, somos responsáveis pelo que nos foi confiado. Tal responsabilidade deve ser ensinada desde cedo, pois isso fará de nossos alunos grandes cidadãos para a sociedade"





Regra 6 – Respeitar os demais integrantes.

Seguramente essa regra é bem direta e objetiva. NÃO É TOLERADO NENHUM TIPO DE OFENSA E AGRESSÃO FÍSICA OU PSICOLÓGICA. Qualquer desentendimento deve ser informado ao professor imediatamente. Uma vez constatado que um aluno foi agredido por outro (fisica ou psicologicamente), isso resultará na advertência R6. "É importante lembrar que, dependendo da gravidade do caso, o aluno poderá ser expulso das aulas de banda marcial e substituído por outro, além de ser encaminhado para a coordenação pedagógica, afim de solucionar o caso. "





Regra 7 – Respeitar professores e funcionários.

" Caso o aluno apresente uma má disciplina na sala de aula ou mesmo nas demais dependências do colégio, ele será penalizado com a REGRA 7 (R7). Isso significa que, todos os professores e funcionários podem delatar qualquer irregularidade por parte de qualquer um dos alunos, mesmo que não seja no dia ou no horário de aula."





Regra 8 – Respeitar a hierarquia interna.

É fundamental que todo integrante da corporação valorize e respeite a hierarquia interna, de acordo com os postos de cada participante. Os integrantes de postos mais elevados têm por responsabilidade auxiliar e orientar os demais integrantes, da mesma forma que estes devem respeitar e seguir as orientações dos seus superiores, de acordo com os postos confiados com base nos resultados das avaliações específicas, ou seja, os integrantes mais bem preparados recebem os melhores postos. Essa regra explora e avalia a capacidade de organização, sensibilidade, autocontrole e responsabilidade de cada integrante.






LÍDERES DE ALAS E CATEGORIAS:


Caroline Alves................Categoria P4 (Líder dos bumbos)  TOP LÍDER
Verônica Pereira.............Categoria P1 (Líder dos Surdos)
Alice Victoria..................Categoria P1 (Líder das Caixas
Aline Mendes...................Categoria P1 (Líder dos Pratos)




VICE-LÍDERES DE ALAS E CATEGORIAS:


Isabella dos Santos.....Categoria P1 (1ª Vice-Líder dos Pratos)
Bruno Sebastião.............Categoria P1 (1º Vice-Líder dos Bumbos)
Kawany Akie........................Categoria P1 (1º Vice-Líder dos Surdos)
Anna Carolina.....................Categoria P1 (1ª Vice-Líder das Caixas)


Leonardo Evangelista.....Categoria P1 (  Vice-Líder dos Bumbos)
Maria Catarina........................Categoria P1 (  Vice-Líder dos Surdos)
Manoela Reis..........................Categoria P1 (  Vice-Líder dos Pratos)
Adriano Edmundo.............Categoria P1 (  Vice-Líder das Caixas)





ASSISTENTES DA BANDA:


Jordania da Silva......................1ª ASSISTENTE
Taiana França...........................2ª ASSISTENTE
Jamile Oliveira...........................3ª ASSISTENTE






Para quem desejar obter mais informações sobre esse projeto educacional, visite a webpage www.projetodrumcorps.blogspot.com






(10 melhores notas– 1º semestre/2013)        www.bandamarcialpirro.blogspot.com



01)  JORDANIA DA SILVA (4ªA)
72,0 PONTOS

02)  KEWEN JONATHAN(5ªA)
52,0 PONTOS

03)   MANOELA REIS (4ªB)
45,5 PONTOS

04)   ANGELICA NICOLAI (5ªA)
40,5 PONTOS

05)   CAROLINE ALVES (5ªA)
39,0 PONTOS

06)    ISABELLA DOS SANTOS (5ªA)
37,5 PONTOS

07)    JAMILE OLIVEIRA (4ªB)
37,0 PONTOS

08)    BEATRIZ DE JESUS (3ªA)
34,0 PONTOS

09)    JHON LUCAS (5ªA)
33,5 PONTOS

10)    SARA COUTO (4ªB)
31,5 PONTOS







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"Nosso tesouro..."



 Estudante do 3º ano do ensino fundamental, Ruan participa das aulas da Banda Marcial Drum Corps Pirró. Seria apenas mais uma criança comum, se não fosse o fato de Ruan ser surdo. Aos 9 anos, o aluno pouco teve contato com a Lingua de Sinais, que é, ou deveria ser a sua língua mãe. No segundo semestre de 2013, passou a ter atendimento de uma professora interlocutora, e logo conseguira se comunicar plenamente com seus colegas do grupo, além de acompanhar as atividades da banda com mais facilidade. Ruan tem sido um exemplo de superação. Participa de todas as aulas de música e tem sido um destaque. Seu instrumento são os pratos, e toca por imitação, seguindo os movimentos de sua interlocutora. Ruan consegue superar com louvor todas as dificuldades que a surdez lhe impôs.
(Texto: Viviane Santos e Igo Sanuza)




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PREPARAÇÃO PARA A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO
(Aulas práticas e ensaios)




















  14 MELHORES NOTAS DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013
  

1º LUGAR  - Jordânia da Silva -  56 PONTOS

 2º LUGAR  -  Iris Guedes – 50 PONTOS
 3º LUGAR  - Raiane da Silva – 38 PONTOS
4º LUGAR - Isabella dos Santos – 24,5 PONTOS
5º LUGAR  - Caroline Alves – 21 PONTOS
6º LUGAR - Kewen Jonathan – 20,5 PONTOS
7º LUGAR - Beatriz de Jesus – 20 PONTOS
8º LUGAR - Manoela Reis – 18 PONTOS
9º LUGAR - Jamile Oliveira – 17,5 PONTOS
10º LUGAR - Alice Vitoria – 17 PONTOS
11º LUGAR - Verônica Pereira – 16 PONTOS
12 º LUGAR - Aline Mendes – 15,5 PONTOS
13º LUGAR - Kawany Akie  - 15 PONTOS
14º LUGAR - Bruno Sebastião – 14,5 PONTOS